sangue nas fezes do gato

Sangue nas fezes do gato
Encontrar sangue nas fezes do seu gato não é normal e deve ser tratado como um sinal de alarme. Qualquer coisa que afete o sistema digestivo pode ter um impacto sistêmico no corpo.

Qualquer animal de estimação que você decidir levar para casa precisa ser cuidado de tal forma que lhes permita desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para cuidar deles adequadamente, você precisará de um recurso muito importante: o seu tempo.

Você precisa de tempo para manter sua companhia de animais de estimação, para amá-los e estar alerta para qualquer mudança que possa indicar um problema de saúde. Essas mudanças podem ser facilmente identificadas através de sua dieta, urina e fezes.

É normal encontrar sangue nas fezes do seu gato?
Encontrar sangue nas fezes do seu gato não é normal e deve ser tratado como um sinal de alarme. Qualquer coisa que afete o sistema digestivo pode ter um impacto sistêmico no corpo do seu animal de estimação. Como tal, a dieta de um gato é um dos fatores mais importantes para mantê-los saudáveis.

Elementos como sangue ou muco não devem ser tratados como normais quando encontrados nas fezes de um animal, mas também não significam necessariamente que estão sofrendo de uma doença grave que está colocando em risco sua vida.

Uma das primeiras coisas que você precisa distinguir, e algo que será muito útil para transmitir ao veterinário, é a cor do sangue. Aqui está o porquê:

Sangue vermelho: Se o sangue encontrado nas fezes estiver vermelho, isso indica que ele não foi digerido e, portanto, vem do trato digestivo inferior, geralmente do cólon ou do reto. Neste caso você verá fezes manchadas, ou até mesmo verá o gato sangrando quando defecar.

Sangue negro: Por outro lado, se o sangue encontrado nas fezes de seu gato é preto, isso indica que ele foi digerido e, portanto, vem do trato digestivo superior. Neste caso, o sangue é mais difícil de identificar, mas é caracterizado por sua aparência de alcatrão.


O que causa as fezes de sangue de gato?
Pode haver muitas causas diferentes desse distúrbio, com a gravidade, o tratamento e o prognóstico variando de acordo com cada caso específico fezes com sangue em gatos.

Abaixo você verá quais são as principais causas que causam a presença de sangue nas fezes do seu gato:

Erros alimentares: Uma mudança repentina na dieta, ou mesmo alimentá-los demais, pode irritar o cólon e causar alterações na defecação e composição das fezes, causando a presença de sangue.

Parasitas intestinais: Uma causa comum de sangue nas fezes de seu gato é a presença de parasitas intestinais, que podem infestar seu trato gastrointestinal. Nesses casos, você também notará sinais como desconforto, fraqueza e até perda de peso.

Danos à mucosa retal: O reto é uma área altamente vascularizada com alto fluxo sangüíneo, o que o torna uma área muito sensível e delicada. Quando o gato segue uma dieta com deficiência de fibra, pode levá-lo a ficar constipado e ter dificuldades em defecar. Isso causa danos à mucosa retal e faz com que sangrem.

Colite: Colite é um termo que se refere à inflamação do cólon que faz com que a mucosa desse trato intestinal possa sangrar. Isso leva a que o sangue seja encontrado mais tarde nas fezes. Em gatos, a colite pode ser causada pela colonização de bactérias do gênero clostridium.

Traumas: Devido ao seu caráter independente e inquisitivo, os gatos são muito suscetível a sofrer diferentes tipos de golpes. Estes podem causar hemorragias internas que, apesar de não serem visíveis, se manifestam como a presença de sangue nas fezes.

Tomar AINEs: Os AINEs são medicamentos conhecidos como antiinflamatórios não esteroidais e podem ser usados ​​tanto em gatos quanto em cães, desde que sejam para uso veterinário. Eles geralmente são usados ​​para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Como resultado de seu mecanismo de ação, esses tipos de antiinflamatórios reduzem a secreção de muco protetor no estômago e podem levar a úlceras sangrantes na mucosa gástrica.

Tumor: Uma causa de sangue nas fezes pode ser o crescimento excessivo de células no trato digestivo. Isso não implica que o tumor é benigno ou maligno, o que é algo que precisa ser confirmado pelo veterinário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *